VEM, um serviço de mobilidade assistida que liga pessoas que precisam de apoio aos jovens
06 de novembro de 2025
O nível de mobilidade das pessoas com deficiência visual é um fator que interfere diretamente na sua qualidade de vida. Podermos decidir quando queremos sair, onde queremos ir, o que desejamos fazer e com quem precisamos de estar, dá-nos liberdade, proporcionando-nos autonomia e bem-estar.
Apesar de já existirem diversos tipos de apoios, que são muito importantes, nem sempre é possível compatibilizá-los com as situações que não foram programadas ou com a rotina do utilizador.
Para dar resposta aos vários tipos de necessidades que possam existir, surgiu o VEM, um serviço de mobilidade assistida que liga pessoas que precisam de apoio no seu dia a dia a jovens formados para garantir um acompanhamento seguro, respeitoso e humano.
De forma simples, quando precisa de sair de casa, seja para ir ao médico, ao supermercado, dar um passeio ou tratar de assuntos pessoais, o VEM está lá para lhe dar o braço.
Novo episódio do Pontes de Vista: VEM, Serviço de mobilidade com dignidade
Para darmos a conhecer o VEM, a moderadora Madalena Ribeiro entrevistou a Daniela Seabra, fundadora do VEM, e a Odete Nascimento, utilizadora deste serviço que está a transformar a forma como pensamos a mobilidade assistida.
Assista ao 11º episódio do podcast Pontes de Vista:
Vai poder conhecer como o VEM valoriza a empatia, a autonomia e a dignidade, criando pontes entre realidades distintas: os jovens que apoiam pessoas com deficiência visual, mobilidade reduzida, em recuperação, mais velhas ou a cuidar de alguém.
Nesta conversa inspiradora, descobrimos os motivos que originaram a criação de um serviço que coloca a inclusão no centro da mobilidade urbana. Falamos sobre a experiência dos utilizadores, como estes podem solicitar o serviço de mobilidade assistida e como os jovens se podem inscrever para serem Guias VEM.
Um episódio inspirador imperdível para quem acredita que a mobilidade é mais do que deslocar-se: é garantir autonomia com dignidade.
Junte-se ao Pontes de Vista, o podcast da MegaPontes, para conhecer histórias inspiradoras, quebrar barreiras e descobrir como a tecnologia pode ser uma grande aliada na autonomia e inclusão.
Porquê escolher o VEM?
- Autonomia sem solidão, faz o que precisa, quando precisa, com quem lhe dá segurança;
- Acompanhamento com rosto humano, nada de fardas, formalismos ou indiferença;
- Liberdade para viver, o VEM não substitui a família, mas alivia a carga e devolve-lhe o controlo da sua rotina.
Os valores
- Respeito, cada pessoa tem o seu tempo, a sua história, os seus limites;
- Empatia, andam ao lado, não impõem caminhos;
- Confiança, selecionam, formam e acompanham cada Guia VEM com rigor;
- Dignidade, acreditam que pedir ajuda não é um sinal de fraqueza, é um ato de coragem;
- Justiça social, criam valor para quem recebe e para quem oferece o apoio.
Saiba mais em vem.com.pt.